Portugal, Espanha, Itália e França vão pedir à Comissão Europeia que aumente o valor a partir do qual os Estados-Membros podem comprar e armazenar leite. O objetivo é retirar o leite do mercado e fazer com que os preços subam.
A notícia surge depois de na passada semana Assunção Cristas, ministra da Agricultura ter anunciado que o Executivo iria colocar em marcha um plano nacional de apoio ao sector do leite, que depois do fim das quotas leite no final de março tem-se visto gravemente afetado pelas baixas dos preços pagos aos produtores pelo litro de leite.
Assunção Cristas reuniu com os responsáveis pela pasta da Agricultura de Espanha, França e Itália e as conclusões chegam agora, com os países a anunciarem que irão pedir a Bruxelas a regulação do mercado do leite.
“É uma das conclusões relevantes desta nossa reunião. Estes quatro países acordaram em pedir a Bruxelas no dia 7 de setembro – e também falar com outros países para criar uma maioria qualificada – de pedir um aumento dos preços de referência, que permitem retirar produto do mercado quando o produto está em excesso – e que está a pressionar o preço para baixo – e com isso ajudar a regular o preço do próprio produto”, revelou à agência Lusa a ministra da Agricultura.
Segundo Assunção Cristas, “a média do preço do leite em Portugal atingiu novos mínimos em junho, poucos meses depois do fim das quotas leiteiras da UE, para os 28,8 cêntimos por quilo de produto, e a nossa preocupação é que o preço possa subir a ponto de ser efetivamente um mecanismo regulador, que neste momento entendemos que não está a ser.”
Para além de Portugal, Espanha, França e Itália, também o Leste e o Norte europeus se deverão juntar ao pacote de medidas de apoio ao setor do leite, pelo menos é o que espera Cristas.
“Espero que alguns países como a Polónia – que esteve connosco na crítica ao fim das quotas leiteiras – a Eslovénia, a Bulgária e eu creio que todos os que estão no Norte da Europa, mais próximos da Rússia e onde os preços estão mais baixos tenham todo o interesse em apoiar estas medidas”, sublinhou.
Do pacote de medidas que os quatro países vão apresentar a Bruxelas consta também um pedido para um armazenamento privado de queijo, “para retirar produto do mercado”. Outra das medidas será pedir à Comissão um aumento das verbas da PAC destinadas aos produtores. Já no que diz respeito ao financiamento, os países irão pedir ao Banco Europeu de Investimento que abra linhas de apoio a projetos de exportação e modernização de explorações europeias.
Espanhóis criam lei que obriga a comunicar preços de compra e venda do leite
O ministério da Agricultura espanhol também tem vários esforços no sentido de apoiar os produtores de leite desde o fim das quotas leiteiras. Neste momento, o Executivo do país está a preparar um decreto-lei que pretende obrigar todos os intervenientes da cadeia de valor (explorações pecuárias, indústria e distribuição) a comunicar os preços de compra e venda do leite.
A notícia foi avançada recentemente pelo secretário-geral do Ministério da Agricultura espanhol, Carlos Cabanas, que explicou também que o decreto chega depois do acordo alcançado entre o ministério, produtores, industriais e distribuidores do setor leiteiro, que deverá ser assinado por todas as partes no próximo dia 10 de setembro.