Quantcast
Tomate

Produção da Sugal no Chile cresceu 38%

Portugal ultrapassa Espanha na exportação de tomate transformado

A Sugal processou na campanha deste ano no Chile cerca de 550 mil toneladas de tomate, uma subida de 38% face a 2012, ano em que a empresa nacional realizou o maior investimento naquele mercado, com a abertura de duas fábricas.

Em comunicado, a empresa revela que perante estes resultados estima que as vendas atinjiam os 115 milhões de euros este ano, representando 46% da faturação total do grupo apenas com o tomate.

 

“Abrangendo o processamento de tomate e de fruta, a operação da Sugal no Chile deverá registar uma faturação, em 2015, de 129 milhões de euros, uma subida face aos 119 milhões de euros registados no ano anterior e aos 102 milhões de euros alcançados em 2012”, indica a empresa.

banner APP

João Ortigão Costa, responsável do Grupo Sugal, refere que “prevemos em 2015 que o peso da produção internacional da Sugal seja reforçado pelo aumento da nossa atividade no Chile e em Espanha, passando a ter 60% da nossa atividade fora de Portugal. Estes resultados deixam-nos muito otimistas em relação ao futuro uma vez que a aposta na internacionalização está a transformar uma empresa que, em 2010, não tinha qualquer presença fora de Portugal, numa multinacional de referência no sector a nível mundial.”

 

Em 2014, a Sugal processou nas duas fábricas em Portugal e nas unidades fabris de Espanha e Chile cerca de 1,2 milhões de toneladas de tomate, um crescimento de 13 vezes relativamente às 90 mil toneladas registadas em 2000.