A Sortegel, empresa nacional que é líder europeia na transformação de castanha, tem em curso um investimento de 1,8 milhões de euros para o alargamento da capacidade dos frescos na sua unidade de produção e de 1,5 milhões para o segmento dos congelados.
Uma das empresas mais conhecidas da região de Trás-os-Montes, a Sortegel é responsável por 80% da castanha produzida no país, mais concretamente, produzida em Bragança e Vinhais.
“Nós transformamos uma boa parte da castanha que aqui se colhe. O lavrador não tem dificuldade de escoar o que produz. Até vendia mais se o tivesse”, revelou ao Jornal de Negócios Vasco Veiga, administrador da empresa.
“Neste momento, estamos a vender para os mercados tradicionais da Europa. Alemanha, Suíça e Áustria são bons mercados, assim como o Brasil, mas também conseguimos entrar nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá, para onde começámos a vender há 15 anos. Agora, estamos a reforçar a nossa posição e queremos aumentar. No Japão, estamos a começar a entrar “, referiu.
De acordo com o administrador, esses mercados mais longínquos são precisamente aqueles que estão a revelar-se as melhores oportunidades de negócio porque “pagam muito bem e valorizam o produto”.
Nos últimos anos, a empresa passou de uma capacidade de embalamento de congelados de 800 quilos por hora para 5000 quilos. No que diz respeito ao embalamento em fresco, a duplicação de duas para quatro máquinas, “permitiu triplicar a capacidade”, explicou a empresa ao jornal.
Para aumentar ainda mais esta capacidade, a empresa está a investir na fábrica para a modernizar, nomeadamente no setor da conservação dos frescos e no embalamento.