A Sugal, empresa que detém a marca Guloso, investiu cerca de 8 milhões de euros na adoção do sistema Tetra Recart na sua fábrica de Benavente, um sistema que irá substituir as latas por cartão. O sistema desenvolvido pela Tetra Pak permitirá à Sugal gerar “uma oferta anual adicional de 80 milhões de embalagens de produto para o mercado retalhista”.
A instalação destas novas linhas de alto rendimento, que representam uma capacidade de enchimento de 24 000 embalagens/hora de tomate fresco do, “irá revolucionar a oferta no segmento através da migração total da gama de Pedaços da marca Guloso, atualmente constituída por latas, para um formato inovador, mais friendly para a cadeia de distribuição, consumidor e ambiente”, explicam a Sugal e a Tetra Pak num comunicado conjunto enviado às redações.
“A Sugal investiu neste novo sistema da Tetra Pak para ir ao encontro dos seus clientes retalhistas e consumidores, permitindo-lhes um acesso ao conteúdo das embalagens, de uma forma muito simples, mas com a qualidade que pauta o que produzimos na Sugal”, refere Nuno Saraiva, Diretor de Marketing da Sugal.
“É para nós um grande orgulho, bem como o culminar de um objetivo da empresa em Portugal, que um grupo tão importante no setor do processamento de tomate fresco a nível mundial veja a embalagem Tetra Recart como um fator de inovação e de desenvolvimento do seu negócio”, afirma Alejandro Cabal, Diretor Geral da Tetra Pak Ibéria. “O sistema Tetra Recart é uma inovação que veio modificar o paradigma do embalamento de produtos em conserva, oferecendo vantagens importantes para os fabricantes ao longo de toda a cadeia de produção”, sublinha.
A embalagem Tetra Recart é composta por cartão, o principal constituinte, plástico (polipropileno) e uma fina película-barreira de alumínio, residindo aí a diferença de material na embalagem, que permite suportar, de acordo com a empresa, “elevadas temperaturas, humidade e a pressão associadas ao processo de esterilização em Autoclave”.