- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Vai ser lançado pão com farinha de bivalves

Primeiro foi o Pão D’Algas [1] e em breve será o Pão do Mar. Falamos de inovações da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), que em parceria com o grupo Calé, Lda. está a fazer testes laboratoriais para criar um pão que integra farinha de bivalves. De acordo com os responsáveis pelo projeto, esta formulação destacar-se-á das restantes por “apresentar baixo teor de gordura, não ter qualquer adição de sal e, adicionalmente, ser uma fonte de ácidos gordos ómega 3”.

Este projeto decorre da execução de um vale I&D e deverá chegar ao mercado já no primeiro trimestre o próximo ano. “Acompanhando a tendência e as exigências dos consumidores, estamos em crer que a colaboração entre os investigadores do IPLeiria e as inúmeras entidades privadas com as quais temos vindo a trabalhar, tem proporcionado um contributo inovador e diferenciador com resultados comprovados, e produtos muito bem aceites pelo público”, explica Susana Mendes, coordenadora da equipa de investigação do IPLeiria responsável pelos produtos Pão do Mar e Pão D’Algas.

 banner APP [2]

“À semelhança do Pão D’Algas, o Pão do Mar mantém todas as características organoléticas que o consumidor, em geral, exige e está habituado. É um produto que dá resposta a um segmento de consumidores com restrições ao nível do sal, sendo que a presença de bivalves confere ao pão características de elevado potencial nutricional (com baixo teor de gorduras), sendo ainda uma fonte de ácidos gordos ómega 3”, refere a investigadora.