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Vinha e Vinho

Vinhos do Alentejo aumentaram vendas

Vida rural vinhos

Os Vinhos do Alentejo aumentaram as vendas em 3,8% em 2019, atingindo os 117,4 milhões de garrafas de vinho certificado DOC Alentejo e Regional Alentejano, segundo os dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Entre vinho tinto, branco e rosé, o volume total de vendas foi de 88,2 milhões de litros.

As vendas de vinho tinto aumentaram 1,8%, tendo sido vendidas 90,5 milhões de garrafas, e o vinho branco aumentou 10,9%, para 24,7 milhões de garrafas. Os vinhos tintos representaram 77% do total, menos 7 milhões do que a média dos cinco anos entre 2014-2018.

 

O vinho rosé foi o que verificou maior crescimento (16,1%), chegando aos 2,2 milhões de garrafas. As vendas de vinho branco e rosé em 2019 foram as mais elevadas dos últimos cinco anos e representaram, respetivamente, 21% e 2%.

“É uma evidência que o Alentejo está a afirmar-se nestas categorias [vinho branco e rosé] e a conseguir cativar os consumidores, uma tendência que observamos desde há alguns anos com a importância de brancos e rosés a aumentar ano após ano desde 2014”, refere Francisco Mateus, presidente da CVRA.

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As vendas incluíram 70% de vinhos da colheita de 2018, 21% da colheita de 2017, 5% da colheita de 2016 e 4% de colheitas anteriores. Os meses de fevereiro, abril e maio verificaram a maior atividade de comercialização, com quantidades médias de 12,5 milhões de garrafas por mês.

“Estes resultados revelam que a região está dinâmica e que as produções em cada ano influenciam o potencial comercial dos produtores, dado que a vindima de 2018 teve mais produção o que possibilitou mais vendas em 2019, situação que não se tinha verificado nos três anos anteriores”, acrescenta.

 

O vinho Regional Alentejano representou 78% da comercialização e o DOC Alentejo 22%. O DOC registou crescimentos mais significativos nos vinhos originários das sub-regiões de Portalegre (+38%) e da Granja-Amareleja (+17%).

Sobre o menor volume de vinhos tintos, em comparação com a média 2014-2018, Francisco Mateus explica “ver nesta diminuição uma conjugação entre preços no mercado nacional, pois o preço médio do vinho do Alentejo está valorizado acima da média nacional e também alguma prudência dos produtores na gestão dos stocks de vinho tinto”.