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Vinhos do Alentejo valorizam nos mercados internacionais

O preço médio por litro dos vinhos do Alentejo na exportação registou um aumento de 9% nos primeiros seis meses do ano. Numa nota enviada às redações, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revela que esta valorização registou-se em todas as áreas geográficas onde os vinhos alentejanos são vendidos: 4% na Europa, 7% na América do Norte, 19% na América do Sul, 2% em África, 22% na Ásia e Médio Oriente e 10% na Oceânia.

De acordo com a CVRA, “o vinho DOC Alentejo foi exportado por um valor 16% mais elevado (a 4,50 euros por litro), enquanto o Regional Alentejano aumentou 6% (para 2,99 euros por litro).”

Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que “a subida verificada nas diversas áreas geográficas é um sinal do reconhecimento da qualidade percebida pelos importadores e consumidores, que estão disponíveis para pagar um preço mais elevado pelos vinhos da região. Até junho, o DOC Alentejo foi vendido a um preço médio de 4,50 euros/litro, o que compara com a média nacional de 2,97 euros, e o Regional Alentejano a 2,99 euros/litro, quando a média nacional foi de 2,53 euros”.

A CVRA explica ainda que, devido ao aumento médio do litro de vinho, as exportações estão a cair 17% em volume, uma diminuição que, de acordo com Francisco Mateus, era expectável. “Por um lado, o Vinho do Alentejo ao valorizar no preço por garrafa traduz um ganho de notoriedade e ganha mais espaço no mercado mais ligado à qualidade e à confiança do produto, que é caminho que queremos continuar a seguir. Por outro lado, sabemos que a região teve três anos sucessivos de quebras na produção, que se traduziu, consequentemente, numa menor quantidade de vinho exportada.”

A CVRA prevê terminar 2018 com um volume de exportações de cerca de 60 milhões de euros.

Também este ano, a Rota dos Vinhos do Alentejo, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), inaugurou um novo espaço em Évora [1] que servirá de cartão de visita dos Vinhos do Alentejo. Um projeto avaliado em 608 mil euros que “pretende, acima de tudo, levar os consumidores a viverem uma experiência”.