- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Adega do Soalheiro cria Núcleo de Investigação para promover novos produtos

A Adega do Soalheiro [1] implementou um Núcleo de Investigação e Desenvolvimento, com o objetivo de apostar no desenvolvimento de novos produtos e processos para o Vinho Verde, em especial para a casta Alvarinho e terroir.

Em comunicado, a adega explica que o “investimento pretende ser mais uma resposta à estratégia do Soalheiro para contribuir para a valorização de um território com elevado potencial de desenvolvimento, não só na produção de Alvarinhos de excelência, mas também em torno do turismo do vinho de uma forma mais abrangente e integradora.”

A adega [2] aposta, assim, na partilha de conhecimento, de forma a aumentar a competitividade de forma sustentável. Por este motivo, o Soalheiro realizou uma parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para discutir os trabalhos desenvolvidos na região da origem do alvarinho, Monção e Melgaço.

Como resultado desta parceria deverá ser realizado um estudo socioeconómico e um modelo tridimensional do Clube de Produtores de Monovarietais de Vinho Verde (VVCPM), que agrega mais de 150 produtores parceiros de produção do Soalheiro.

O plano de trabalhos prevê, também, o apoio ao desenvolvimento de uma tese de mestrado sobre a comunicação do Enoturismo, correlacionar a nutrição natural com a diferenciação aromática no âmbito da microbiologia das fermentações e apostar no desenvolvimento tecnológico com base na viticultura de precisão.