Quantcast
Agricultura

CNA descontente com OE2021

Assembleia da República

Um grupo de agricultores afetos à CNA vai manifestar-se, esta tarde (16 de outubro), à porta da Assembleia da República, em Lisboa. Em causa está a insatisfação com a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano e a reivindicação de “melhores políticas para a Agricultura Familiar e em defesa da Soberania Alimentar do País”.

Os agricultores consideram que a agricultura familiar ficou excluída da proposta orçamental para o próximo ano e entendem que o Governo ignorou os pequenos agricultores, que precisam de uma ajuda urgente para conseguirem sobreviver à crise.

Em comunicado enviado às redações, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) refere “o Ministério da Agricultura e o Governo não tomam as medidas necessárias”, uma vez que “continuam a centrar as atenções apenas no grande agro-negócio com vocação exportadora e desvalorizam a agricultura familiar, que abastece os mercados de proximidade e contribui para a redução da nossa dependência alimentar do exterior”.

Na manifestação de hoje, os agricultores vão reclamar verbas para a concretização do Estatuto da Agricultura Familiar e para os investimentos necessários à manutenção, fortalecimento e criação de novas explorações agrícolas familiares.

A iniciativa, agendada para as 14h30, terá início na Avenida D. Carlos, em Lisboa, seguindo em manifestação até à Assembleia da República.