Quantcast
Agricultura

Comissão Europeia vai apresentar medidas sobre fertilizantes em novembro

Comissão Europeia vai apresentar medidas sobre fertilizantes em novembro

A Comissão Europeia vai apresentar um conjunto de medidas a 9 de novembro com vista à diminuição da dependência externa europeia em relação a fertilizantes. O anúncio surgiu no âmbito do Conselho de Agricultura e Pescas da União, que decorreu no Luxemburgo, a  17 de outubro.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura e Alimentação revela que, no que respeita aos impactos do elevado preço das disponibilidades de fertilizantes, Portugal salientou que deverá ser equacionada a possibilidade de compras comuns para o abastecimento europeu.

 

Na reunião do Conselho foi analisada a situação de instabilidade dos mercados agrícolas, tendo sido garantido um balanço das medidas europeias aplicadas para mitigação dos impactos sobre o abastecimento alimentar e custos de fatores de produção, nomeadamente da aplicação da Reserva de Crise.

banner APP VR Mobile

Neste âmbito, Portugal, a par de um conjunto alargado de outros Estados-membros, referiu os impactos negativos generalizados na cadeia de valor agroalimentar e defendeu que devem ser privilegiados instrumentos comuns, que permitam atuar de forma mais eficaz. Na opinião do Governo português “os apoios já disponibilizados, embora úteis, não fazem inteiramente face aos custos acrescidos”.