A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, revela que a reabilitação de furos e o recurso a “pequenas dessalinizadoras móveis” podem ser medidas a adotar a nível agrícola no Algarve, para minimizar a situação de seca.
O ministério avançou à agência Lusa que a Comissão da Seca vai reunir-se no dia 17 às 14h30 para definir as medidas a tomar. A responsável nota que na reunião poderá ser definida uma “restrição, como já temos desde há dois anos por exemplo na barragem da Bravura (Lagos), onde a água é tão pouca que não serve sequer já para abastecimento humano”.
A ministra lembra que nessa zona foi preciso “reabilitar uns furos que estavam desativados” para “manter as culturas permanentes, nomeadamente os laranjais”. Os planos de contingência dos diversos aproveitamentos agrícolas no Algarve “terão de ser ajustados em função desta nova realidade”.
“Estão a ser desenhadas medidas que podem passar, por exemplo, por pequenas dessalinizadoras móveis que possam ajudar [e] a reabilitação de furos onde os aquíferos assim nos permitam” ou mesmo “compensações financeiras”, admitiu ainda. No entanto, Maria do Céu Antunes nota que só depois da reunião é que o ministério vai dizer aquilo que está em cima da mesa para resolver a situação.