A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva está a liderar uma missão institucional aos Países Baixos, até 20 de maio, para apresentar o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e o potencial do agronegócio na região do Alentejo. A iniciativa conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo.
A delegação é composta por várias entidades da região de Alqueva e responsáveis pelas diferentes áreas do agronegócio, como a Associação de Proprietários e Beneficiários do Alqueva (APBA), a Portugal Fresh, a Olivum, o Instituto Politécnico de Beja e o Ministério da Agricultura.
“Vamos apresentar todo o ecossistema do Empreendimento Multiusos do Alqueva e mostrar as ferramentas que a EDIA dispõe para ajudar investidores e novos agricultores na região, nomeadamente, a disponibilização de informação climática sobre a região, das terras disponíveis para venda, aluguer ou parcerias, de mapas e informação sobre os solos, e de informação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) referente à região e a todo o projeto”, destaca o presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema.
Por sua vez, o presidente da ADRAL, João Grilo, nota que o “Empreendimento Multiusos do Alqueva é o maior projeto hidroagrícola realizado em Portugal e a sua relevância é decisiva no desenvolvimento e internacionalização da região do Alentejo, ao tocar áreas como o abastecimento público de água, agricultura e agroindústria, energia e turismo”.
A iniciativa Invest in Alentejo tem como missão reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).