O incêndio em Castro Marim, há um mês, provocou prejuízos agrícolas de 2,3 milhões de euros. Os valores ainda não estão totalmente fechados, mas o Ministério da Agricultura revelou à TSF que 128 produtores foram afetados.
O secretário de estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, informou ainda que já foram entregues cerca de 20 toneladas de alimentos para os animais e que “também está em curso a distribuição de açúcar para ajudar à alimentação das abelhas”.
Está prevista uma distribuição adicional de mais cerca de 37 toneladas de alimentos para os animais. No final da época de incêndios, o Ministério da Agricultura vai abrir um concurso para apoiar os produtores na reposição de material e instalações afetadas pelas chamas.

“Não podemos usar o termo tranquilo quando falamos de incêndios, mas não foi nada comparado com alguns anos trágicos que temos todos na memória. O que houve foi a ocorrência de três incêndios que tiveram alguma expressão, mas apesar de tudo foi bastante menos do que aquilo que é habitual”, referiu o secretário de estado.
Nos incêndios que começaram em Castro Marim, as culturas mais afetadas foram as de alfarroba, citrinos, abacates e oliveiras.