Quantcast
Agricultura

InnovPlantProtect vai criar polo de vigilância genómica de doenças nas culturas agrícolas

InnovPlantProtect vai criar polo de vigilância genómica de doenças nas culturas agrícolas

O InnovPlantProtect (InPP), em parceria com a Universidade de Évora (), vai criar um polo de vigilância genómica de doenças nas culturas agrícolas no Alentejo. O projeto foi um dos vencedores da 4ª edição do Programa Promove da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na categoria de projetos-piloto inovadores.

Segundo explicado em comunicado, o “AlViGen: Criação de polo no ALentejo para a VIgilância GENómica de doenças na agricultura” vai permitir a deteção precoce de doenças, de métodos moleculares que permitem identificar características importantes dos agentes patogénicos, tais como virulência, variedades suscetíveis e resistência a fitofármacos, beneficiando produtores e entidades/autoridades governamentais.

 

“O projeto AlViGen é importante para nós para podermos estabelecer condições para aplicar a vigilância genómica. Logo que essas condições estejam estabelecidas, iremos aplicar a vigilância genómica a fungos no olival e em campos de trigo”, declara o investigador do InPP responsável pelo projeto, Ricardo Ramiro.

CI Imagem2

banner APP
 

A partir daí, “iremos identificar quais as espécies de fungos que circulam no ar e também caracterizar as estirpes de dois fungos chave nestas culturas: Puccinia striiformis f.sp. tritici (ferrugem amarela no trigo) e Colletotrichum spp. (gafa no olival). Tal permitirá detetar precocemente e de forma rápida as estirpes destes fungos e algumas das suas características, incluindo virulência e resistência a fungicidas/pesticidas”.

“A informação obtida poderá ser usada para prevenir as perdas acentuadas na produção destas culturas essenciais para a região do Alentejo que é o principal produtor a nível nacional”, acrescenta a professora da UÉ também envolvida no projeto, Rosário Félix.

 

O projeto AlViGen resulta de uma colaboração internacional com instituições de Portugal, Espanha e Reino Unido, agregando centros de investigação, empresas e associações de produtores e instituições da administração pública.