O Ministério da Agricultura anunciou ter concluído as negociações com a Comissão Europeia (CE), e adianta que o pagamento dos ecorregimes de Agricultura Biológica e Produção Integrada aos agricultores vai decorrer a partir deste mês, segundo informações avançadas à Lusa.
Segundo o documento enviado, as confederações já receberam a portaria em causa para enviarem os seus contributos até ao final da semana, seguindo depois o diploma para publicação.
O pagamento dos ecorregimes acontece depois da contestação dos agricultores relativamente aos cortes de 35% e 25% nos pagamentos relativamente aos Ecoregimes de Agricultura Biológica e de Produção Integrada, respetivamente, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
Uma contestação que levou os agricultores a manifestarem-se na rua com marchas lentas e tratores a cortarem a circulação de várias vias públicas em Portugal.
De relembrar que o Conselho de Ministros aprovou, no dia 8 de fevereiro, apoios no valor de 320 milhões de euros de apoio para o setor agrícola, com o objetivo de atenuar os efeitos suportados pelo setor em sequência da situação de seca e da inflação dos custos de produção.

Um valor que integra parte do pacote de apoio de 440 milhões de euros, anunciado anteriormente pelo Governo.
 Governo aprova apoio de 320 milhões para os agricultores devido à seca e inflação