Quantcast
Agroindústria

Mercados têm de “ser justos” em relação ao preço do leite

iStock

A deputada socialista Patrícia Miranda admitiu estar “preocupada” com o preço do leite, no final do segundo dia de visitas e reuniões com associações e indústrias do setor do leite de São Miguel, nos Açores, e alertou para a atual “crise de escoamento do produto”, que diz ser “uma das maiores”, cita a agência Lusa.

“Os mercados são livres, mas não podem nem devem nunca deixar de ser justos”, defendeu a parlamentar, frisando que a crise foi “exacerbada pela pandemia”, pelo que é preciso “trabalhar com urgência” este problema.

 

“Não nos basta ter as melhores campanhas de publicidade, não nos basta ter os melhores produtos. É, essencialmente, importante conhecermos muito bem o consumidor, tudo aquilo que ele procura”, afirmou.

Feito esse levantamento, é necessário “trabalhar em campanhas de escoamento, estudar novos mercados e tudo aquilo que acompanha uma sustentabilidade a nível da agricultura, que tranquilize o produtor e a indústria”, concretizou.

banner APP
 

Patrícia Miranda considera que é importante manter a aposta em “produtos que definem a região”, como os produtos de pastagem, “produtos verdes”, que se caracterizam pela “sustentabilidade, diminuição dos custos e pela própria qualidade do leite”.

A deputada lembrou que “a agricultura foi um dos setores que nunca parou durante a pandemia e […] foi também dos setores que mais sofreu com as alterações que a pandemia veio provocar”, por isso, defendeu a adoção de “medidas urgentes e rápidas que tranquilizem o produtor e a própria indústria”, ainda que considere prematuro avançar com soluções.

 

Com os consumidores a apostarem “cada vez mais em produtos mais sustentáveis”, a parlamentar considera que “também é esse o futuro da nossa agricultura – uma agricultura mais sustentável”.

Patrícia Miranda referiu ainda que, “nos Açores, todo o leite é de pastagem”. Há “leite sem essa classificação, mas todo o leite é de pastagem”, sublinhou, referindo a importância de melhorar a divulgação do produto.