O Ministério da Agricultura vai disponibilizar uma verba de 10 milhões de euros para apoiar jovens agricultores que se queiram instalar em territórios de baixa densidade. Esta medida insere-se no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e prevê a atribuição de um prémio à primeira instalação e um apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola.
Em nota publica no site do Ministério da Agricultura, pode ler-se que “dois milhões de euros [estão] alocados à operação 3.1.1 ‘Jovens Agricultores’, destinada à atribuição de prémio à instalação, e oito milhões de euros [estão] alocados à operação 3.1.2, para ‘Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola’”.
“Estas medidas são complementares e implicam uma candidatura conjunta”, segundo a nota.
Para a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estes apoios “pretendem aumentar a atratividade do setor agrícola aos jovens, fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, gerando riqueza e criando valor em territórios de baixa densidade”.
“Prevemos que os oito milhões de euros disponibilizados para a operação 3.1.2. alavanquem um investimento total de cerca de 21 milhões de euros”, adianta Maria do Céu Antunes.
De acordo com a ministra, “estas medidas são específicas para jovens agricultores que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola, com idades entre os 18 e os 40 anos, à data da apresentação da candidatura”.
Outra das condições é a garantia da titularidade e a gestão direta da exploração agrícola por um prazo mínimo de cinco anos, esclarece o mesmo comunicado.
A titular da pasta da agricultura sublinhou ainda que “o PDR2020 já apoiou 2 430 projetos de investimento de Jovens Agricultores nos concelhos de baixa densidade, num total de 262 milhões de euros, e que representa um investimento de 656 milhões de euros, tendo concedido 69 milhões de euros em prémios à instalação de jovens
agricultores”.
“Um valor que representa 70% dos apoios concedidos neste período de programação aos jovens”, assegura Maria do Céu Antunes.