No âmbito das medidas agroambientais e ecorregimes, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) anunciou as datas de pagamento que acontecem até ao final do mês de fevereiro.
As medidas agroambientais, abaixo referidas, serão pagas na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, avança o Instituto:
– Culturas permanentes e paisagens tradicionais
– Planos Zonais Agroambientais
– Mosaico agroflorestal
– Conservação do solo – sementeira direta, enrelvamento de culturas permanentes e pastagens biodiversas
Também na próxima sexta-feira, o IFAP anuncia que serão realizados “pagamentos adicionais” relativamente às medidas pagas no mês de janeiro, em função de situações com pagamento suspenso “por razões de controlo ou de elementos em falta”, bem como pagamentos relativos ao ecorregime “Maneio da Pastagem permanente” e aos “Pagamentos Rede Natura”.
Já em relação à medida “Uso eficiente da água”, o IFAP avançou que será paga no dia 27 de fevereiro, dirigida aos “beneficiários cuja informação de controlo tenha sido objeto de carregamento pelo respetivo Organismo de Certificação (OC) até ao dia 19 de fevereiro”.
Relativamente aos ecorregimes “Agricultura Biológica” e “Produção Integrada”, o Instituto anuncia que será também pago, no dia 23 de fevereiro, um adicional de 15% para o primeiro e de 10% para o segundo. O restante pagamento de 20% e 15%, respetivamente, irá acontecer a partir de março, ao mesmo tempo que o pagamento dos restantes ecorregimes e a candidatura à ajuda complementar nacional.
No passado dia 14 de fevereiro, o Ministério da Agricultura anunciou ter concluído as negociações com a Comissão Europeia (CE), e adiantou que o pagamento dos ecorregimes de “Agricultura Biológica” e “Produção Integrada” aos agricultores iria decorrer a partir deste mês.
 Luz verde da Comissão Europeia para pagamento dos ecorregimes