Em 2023, a produção agrícola total da União Europeia (UE) atingiu 537 mil milhões de euros, com cinco regiões a destacarem-se acima dos 9 mil milhões de euros.
De acordo com os dados do Eurostat, lidera a lista a região de Andalucía, em Espanha, com 16 mil milhões de euros, seguida pela Bretagne, em França (11 mil milhões de euros), por Weser-Ems, na Alemanha, e Lombardia, em Itália (ambas com 9,8 mil milhões de euros), e por Pays de la Loire, também em França, com 9,3 mil milhões de euros.
Já a produção de produtos hortícolas e legumes apresentou fortes variações regionais. Em 2023, este segmento atingiu 71,5 mil milhões de euros na UE, o valor mais elevado entre todas as culturas e equivalente a 13,3% da produção agrícola total.
Em 2023, Andalucía, em Espanha, liderou o valor de produção de produtos hortícolas na UE, com 5,2 mil milhões de euros, seguida de perto por Zuid-Holland, nos Países Baixos, com 5 mil milhões de euros.
Puglia e Campania, em Itália, e Noord-Brabant, nos Países Baixos, surgem depois, cada uma com 1,8 mil milhões de euros. No total, 14 regiões da UE ultrapassaram a marca de 1 mil milhão de euros neste setor: cinco em Itália, cinco nos Países Baixos e quatro em Espanha.
Em quatro regiões, o valor da produção de produtos hortícolas e legumes representou mais de metade da produção agrícola total: Viena, na Áustria (77,2%), Zuid-Holland, nos Países Baixos (68,4%), Liguria, em Itália (65,0%) e Hamburgo, na Alemanha (50,8%).
Noutras 16 regiões, estes produtos corresponderam a entre 30% e quase 50% do total, variando de 31,7% em La Rioja, Espanha, a 48,5% em Noord-Holland, nos Países Baixos.

iStock
