- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Projeto Co-CerealValue transforma excedentes de cereais em novos produtos

O projeto Co-CerealValue [1] permitiu transformar resíduos de cereais [2] em novos produtos para a alimentação humana com alto valor nutricional. A iniciativa resulta de um consórcio entre os Silos de Leixões [3] (entidade que lidera o projeto) e a empresa Germen [4], responsável pela moagem dos cereais, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto [5] e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI [6]).

Segundo explicado em comunicado, o projeto Co-CerealValue permitiu também desenvolver um smart-object que monitoriza a cadeia de valor, permitindo o controlo da qualidade da matéria-prima durante todo o transporte (desde o porto de origem ao destino final), garantindo a sua segurança e integridade durante todo o processo.

banner APP [7]
 

No Seminário “Co-CerealValue: Economia Circular, Simbiose Industrial e a Cadeia de Abastecimento de Cereais [8]”, que se realiza a 27 de abril, entre as 9h30 e as 13h, na Universidade Católica no Porto vão ser revelados os principais resultados do projeto através das palestras, mas também de um momento de exposição onde os novos produtos serão apresentados. O evento é gratuito, mas requer inscrição aqui [8].