A Vila Galé anunciou estar a preparar-se para testar a produção de vinho e azeite em Ouro Preto, no estado brasileiro de Minas Gerais, avançou em comunicado de imprensa.
O grupo vai plantar vinha e olival na propriedade onde irá nascer o Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, o primeiro hotel do grupo em Minas Gerais, com inauguração prevista para abril de 2025.
A Vila Galé já produz vinhos e azeites no Alentejo sob a marca Santa Vitória e no Douro com a Val Moreira. De acordo com o comunicado, a enóloga Marta Maia, responsável pelos vinhos Santa Vitória, produzidos no Alentejo, já visitou o terreno e reconheceu o seu potencial.
“O projeto do novo hotel evoluiu desde a conceção inicial. Identificámos um grande potencial no terreno. Ao considerar o clima de Cachoeira do Campo, reconhecemos o potencial para a produção de vinhos e azeites, assim como fazemos em Portugal. Estamos muito otimistas e, se porventura não atingirmos o nosso objetivo, teremos um jardim belíssimo”, destacou o fundador e presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.
“Estamos bastante entusiasmados com o projeto vinícola em Ouro Preto e com a oportunidade de trabalhar em terras mineiras. Temos estudado e analisado todas as possibilidades para garantir o sucesso do empreendimento, pois a viticultura aqui difere consideravelmente da nossa em Portugal. No entanto, a nossa expectativa máxima é, dentro de alguns anos, brindar com um vinho produzido em Minas Gerais, com o selo de qualidade da Vila Galé”, complementou Marta Maia.
O anúncio foi feito em dois eventos realizados na última semana em Belo Horizonte e em Ouro Preto, que contaram com a presença de autoridades do Governo do Estado de Minas Gerais, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, membros do trade turístico, empresários, jornalistas e parceiros.