A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) procedeu à contratualização com o Ministério da Agricultura e Alimentação dos projetos de Investigação & Desenvolvimento sobre “Mitigação e adaptação às alterações climáticas”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Em comunicado, o ESAC – IPC explica que as duas candidaturas aprovadas e que vão ser assinadas com o Ministério da Agricultura e Alimentação são consubstanciadas em oito projetos. Os quatro projetos sob a denominação comum “Carb2Soil” têm por objetivos:
- explorar alternativas sustentáveis para a valorização e tratamento de resíduos e efluentes produzidos pelo sector pecuário;
- reduzir a produção de metano pelos ruminantes;
- incorporar novas práticas de fertilização, de forma a contribuir para a manutenção da fertilidade dos solos e aumentar a sua capacidade de sequestrar carbono;
- avaliar a aplicação de resíduos de origem pecuária na fertilidade do solo e no sequestro de carbono, usando ACV e ACCV, acompanhada do desenvolvimento de um sistema de certificação.
Já sob a denominação partilhada “SoloC+”, os restantes quatro projetos visam a conservação e fertilidade do solo através da utilização de alternativas orgânicas, do uso de bactérias para solubilizar fósforo e de leguminosas em rotações de inverno e em pastagens.
Assim como:
- a otimização da gestão dos recursos hídricos mediante a redução da quantidade de água a análise do ciclo de vida para a pegada de água com diferentes técnicas e adaptação a diversos cenários climáticos;
- a redução da vulnerabilidade dos sistemas às alterações climáticas através das leguminosas e do biochar;
- e a definição de uma estratégia de comunicação que envolva ações de capacitação e sensibilização dirigida aos atores chave.