Quantcast
Agricultura

Ferramenta online fornece aos agricultores projeções climáticas até 2070

Ferramenta online fornece aos agricultores projeções climáticas até 2070 iStock

Há uma ferramenta online que permite aos agricultores australianos fazer projeções sobre o impacto climático na sua produção para os próximos 50 anos. A My Climate View permite aos produtores conectar a localização das suas culturas à ferramenta e receberem informações que podem ajudar a entender melhor o impacto do aquecimento global nas suas colheitas, assim como apoiar relativamente à decisão do que será mais benéfico plantar.

O software, que foi desenvolvido pelo Bureau of Meteorology, serviço oficial do governo australiano no que toca à meteorologia, e pelo Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), órgão nacional para investigação científica na Austrália, levou também os agricultores a melhor percecionarem que as alterações climáticas não são um fenómeno distante.

 

Um estudo que analisou a utilidade da ferramenta para os agricultores foi publicado na revista Nature Climate Change no mês de maio e verificou como 24 agricultores australianos analisaram os riscos resultantes das alterações climáticas nas suas operações antes e depois de usar o software.

De acordo com o estudo, ao localizarem os seus terrenos e a receberem as projeções climáticas correspondentes àquela região, os agricultores conseguiram entender melhor os riscos climáticos futuros para as suas culturas, bem como perceber quais são as melhores plantações a apostar no futuro para retirar a maior rentabilidade possível em função do tipo de meteorologia que se fará sentir.

 

Um dos agricultores participantes no estudo planeava expandir as suas operações de abacate, no entanto, depois de usar o software, começou a considerar mudar completamente as suas plantações, explica a análise.

banner APP

Já outro agricultor, exemplifica o estudo, mostrou receio de que ondas de frio prejudicassem as suas plantações. Após utilizar a nova ferramenta, que lhe indicou uma projeção de geadas cada vez menos intensas na sua região à medida que o planeta aquece, ficou mais aliviado quando a essa preocupação.

 

Segundo um relatório de 2019 do Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences, o lucro anual das culturas australianas diminuiu 22%, em média, nas últimas duas décadas devido ao aquecimento global.

“Muitos agricultores já reconhecem o impacto das mudanças climáticas, estão preocupados com os extremos que estão já a acontecer, desde tempestades mais intensas, a mais inundações ou a mais incêndios”, afirmaram os investigadores.

 

E continuam: “os agricultores já se adaptaram a mudanças significativas no que diz respeito a tecnologia e novas práticas agrícolas, mas não temos a certeza se vão ser capazes de acompanhar os impactos das mudanças climáticas”.