- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Estudo: Polinizadores ajudam a estabilizar produção agrícola

Um estudo da University of Reading, no Reino Unido, analisou anos de dados sobre o efeito dos polinizadores [1] na estabilidade do rendimento agrícola e descobriu que existiu menos de 32% de variação nas colheitas visitadas pelas abelhas e outros polinizadores.

Em comunicado [2], a universidade nota que apoiar os polinizadores poderá ajudar a estabilizar a produção de importantes colheitas como as oleaginosas e os frutos, reduzindo a incerteza que causa aumentos dos preços dos alimentos.

 

“As nossas descobertas sugerem que a preservação dos polinizadores proporciona um duplo benefício, reduzindo as flutuações no fornecimento de alimentos, bem como aumentando o rendimento em primeiro lugar”, declarou o líder da investigação, Jake Bishop.

banner APP [3]

“Eles são particularmente importantes na produção de frutas e vegetais. Cerca de metade das experiências que analisámos estavam a testar o efeito das populações de polinizadores em colheitas, pelo que os nossos resultados ilustram os benefícios que estão atualmente a proporcionar”, nota ainda.

 

A investigação combinou os resultados de mais de 200 experiências anteriores que comparavam o rendimento das plantas com e sem polinização de insetos. O estudo focou-se em três tipos de colheitas: a fava, a colza e a maçã.