- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Projeto + ARROZ lança livro e manual sobre infestantes de arrozais

A Lusosem e o Instituto Superior de Agronomia lançaram, no âmbito do projeto + ARROZ [1], um livro intitulado “Infestantes de Arrozais de Portugal”, que compila informação sobre a biologia e ecologia de cerca de 70 táxones de infestantes presentes nos arrozais [2] nacionais. Adicionalmente, o consórcio lançou o manual “Boas Práticas na Gestão das Infestantes do Arroz”, para ajudar a implementar estratégias eficazes de controlo das infestantes.

Em comunicado, o consórcio revela que o livro é da autoria de Teresa Vasconcelos, Ana Monteiro, Arlindo Lima e Paulo Forte, docentes e investigadores do Instituto Superior de Agronomia. Esta obra ilustra e descreve os cerca de 70 táxones de infestantes, quanto às suas caraterísticas morfológicas, órgãos de propagação e estados fenológicos.

 

Já o manual é um guia de carácter operacional em que o consórcio propõe ao orizicultor uma abordagem sistémica ao problema da gestão das infestantes, através de estratégias que envolvem todo o sistema cultural com uma planificação no médio e longo prazo.

banner APP [3]

No capítulo dos meios de controlo químico foi desenvolvido um “Guia para o Orizicultor 2020”, com base nos herbicidas autorizados em Portugal, e são apresentados três programas de controlo das infestantes que se destacaram entre os muitos utilizados. Para auxiliar nessa seleção foi criada ainda uma Ferramenta Inteligente de Apoio à Decisão (FIAD).

 

O consórcio + ARROZ é liderado pela Lusosem e integra diversas outras entidades ligadas à produção e investigação na fileira do arroz: ADISA – ISA, Anseme, Aparroz, Cotarroz-CC, DRAP-Centro e INIAV. Este grupo, financiado pelo PDR 2020, tem como objetivo encontrar soluções estruturais e sustentáveis, orientadas para a resolução do problema do controlo de infestantes no arroz, nomeadamente de Echinochloa spp, nas três regiões orizícolas em Portugal.