Quantcast
Agricultura

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios de Inovação PEI-AGRI Direitos Reservados

Os vencedores dos Prémios de Inovação EIP-AGRI 2024, que reconhece os Grupos Operacionais (GOs) mais inovadores na agricultura e silvicultura da União Europeia (UE), foram revelados ontem, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Estoril.

Os vencedores dos prémios, compostos por seis categorias e, cada uma, incluía cinco projetos para votação, foram:

 

– O projeto “Colorado Beetle Catcher: Controlo sustentável das pragas de máquinas” (Países Baixos), que ganhou na Categoria Gestão Sustentável dos Recursos Naturais por desenvolver e testar uma máquina mecânica de controlo de pragas para o escaravelho-da-batata do Colorado, nos EUA.

– “Cultivo, colheita e transformação de palha de cânhamo e de sementes de cânhamo” (Alemanha), projeto de criação de novas cadeias de valor para o cânhamo industrial, que foi reconhecido na Categoria Modelos de Negócio nas Cadeias de Abastecimento Alimentar;

 

– Parsutt – Presunto de Parma: norma de elevada sustentabilidade (Itália), que foi eleito vencedor na categoria Bem-estar Animal e Criação de Animais devido à criação de um protocolo de sustentabilidade para o presunto de Parma baseado em normas elevadas de bem-estar e biossegurança dos animais e na utilização responsável de antibióticos nas explorações suinícolas.

– O projeto “SUBALMA”, que pretende melhorar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas subterrâneos de irrigação por gotejamento que utilizam resíduos de lagares de óleo como fertilizante através da utilização de nanobolhas (Espanha), ganhou na Categoria Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas;

 

– O “Illaun Farm Forest Alliance” (Irlanda), projeto que visa uma abordagem agrícola para melhorar a gestão florestal e restaurar as florestas locais através do envolvimento da comunidade, ganhou na Categoria Gestão Sustentável das Florestas;

– A iniciativa “Agricultura de precisão em Brandeburgo” (Alemanha), um projeto de combate à acidificação do solo, foi o vencedor na Categoria Digitalização.

banner APP
 

O sétimo prémio, intitulado de «favorito do público», foi atribuído ao projeto SHEEP-UP (Itália), que teve como objetivo melhorar as pequenas explorações de montanha que criam raças de ovinos em risco de extinção.

De acordo com Roberto Berutti, membro do gabinete do Comissário responsável pela Agricultura, “esta é a primeira vez na história da PEI-AGRI que organizamos um concurso para Grupos Operacionais. Estamos muito satisfeitos por ver o vasto leque de inovações que estão a ser desenvolvidas em toda a Europa. Houve muitas candidaturas excelentes e o júri teve a difícil tarefa de selecionar os vencedores”.

Segundo o comunicado de imprensa, “desde a criação da PEI-AGRI, em 2012, mais de 3.400 Grupos Operacionais contribuíram para o aumento da produtividade e da sustentabilidade da agricultura e da silvicultura na UE”.

A nota de imprensa avança ainda que estes prémios pretendem reconhecer e recompensar a grande variedade de projetos inovadores dos Grupos Operacionais e as suas realizações relativamente ao desenvolvimento de práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Já Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu para a Agricultura, afirmou que “ao desenvolverem soluções inovadoras para os nossos desafios mais prementes, estão a ter um impacto incrível nos agricultores, silvicultores e comunidades rurais e a criar um legado duradouro para as gerações vindouras”.

De relembrar que existiam seis projetos portugueses a votação de entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI.

No total, mais de 11.000 pessoas votaram, de 15 de abril a 3 de maio, no seu projeto favorito entre os 30 nomeados, tendo um júri de especialistas selecionado os vencedores nas seis categorias temáticas.