Quantcast
Opinião

Estamos a pedir muito?

Estamos a pedir muito?

À data em que escrevo este editorial é ainda desconhecido o nome do novo titular da pasta da Agricultura, sabendo-se já que haverá mudança de protagonistas.
O novo ciclo que se abre trará seguramente enormes desafios a um setor que foi perdendo influência e protagonismo político nos últimos anos. Por isso mesmo, recuperar a confiança dos agricultores e voltar a colocar a agricultura como setor prioritário parece ser uma missão ciclópica. Parece. Mas não tem de ser.
Uma das principais reivindicações dos agricultores é precisamente a existência de um verdadeiro Ministério da Agricultura. Mas o princípio básico para que isso aconteça é muito simples: é preciso acreditar, entender e valorizar a agricultura. Algo que, definitivamente, não aconteceu na última legislatura. Mas vamos por partes.
Acreditar no setor é um requisito básico. Pressupõe senti-lo, imaginá-lo, tomar-lhe as dores, sonhar com ele e ter a certeza de que é valioso para a sociedade. Mas mais, é preciso acreditar que os seus agentes são capazes de o levar para a frente.
Entender o setor é crucial. E com isto não digo que um futuro(a) ministro(a) tenha de ser especialista em agronegócios. Ou que domine os temas à partida. Se tiver capacidade de ouvir, de se aconselhar com quem sabe, de dialogar e estudar os dossiers, em pouco tempo terá condições de compreender o papel de quem tutela e as ações prioritárias.
Por último, mas não menos importante: Valorizar a agricultura. Com toda a amplitude da palavra. Valorizar é respeitar, prezar, dignificar, engrandecer. Para isso é preciso aquela centelha de paixão e resiliência que norteia quem agriculta. É preciso arrojo, ambição, coragem para decisões difíceis, audácia para decisões arriscadas, serenidade para os momentos revoltos, sangue na guelra para se bater pelo que for necessário.
Estamos a pedir muito? Não… basta repor alguma normalidade ao perfil desejado para o cargo. Pensar primeiro na agricultura e do que ela precisa e depois no nome.
E que o próximo ministro (a) possa #agricultarcomorgulho!

“Uma das principais reivindicações dos agricultores é precisamente a existência de um verdadeiro Ministério da Agricultura. Mas o princípio básico para que isso aconteça é muito simples: é preciso acreditar, entender e valorizar a agricultura. Algo que, definitivamente, não aconteceu na última legislatura.”

banner APP