- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Investigadores do INESC TEC criam robots para combater pragas em terrenos agrícolas

Combater pragas e doenças em terrenos agrícolas de forma eficiente em termos ecológicos e económicos é o objetivo das duas plataformas robóticas desenvolvidas por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). As tecnologias serão apresentadas durante a Agroglobal 2016, que decorre entre os dias 7 e 9 de setembro, em Valada do Ribatejo.

De acordo com os responsáveis pelos robots, estas tecnologias têm a capacidade de medir a variabilidade (aquisição de dados/sensorização/monitorização) e de atuar com tecnologias de taxa variável cobrindo dessa forma duas fases cruciais do ciclo de atuação da Agricultura de Precisão.

banner APP [1]

“As plataformas robóticas vão permitir uma recolha contínua de dados, de forma mais precisa, e, através de sistemas de apoio à decisão, fazer planos rigorosos, nomeadamente para aplicação de produtos fitofarmacêuticos, permitindo a redução do desperdício destes. No final, no caso das pragas e doenças, é prescrita uma carta onde é possível verificar quando em que medida e onde é que o terreno precisa de ser tratado, atuando os robôs em conformidade”, explica o INESC TEC em comunicado.

“A utilização de robots permitirá reduzir os tempos das operações, melhorar a eficiência da aplicação de fitofármacos, reduzir a exposição dos recursos humanos a condições adversas e potencializar zonas de declive acentuado para produção agrícola. Os sistemas inteligentes, e em especial os robôs, conseguem aplicar os fitofármacos de uma forma mais precisa, no local exato, no momento certo e na quantidade exata, no sentido de eliminar desperdícios e eventuais contaminações de solos com químicos”, acrescenta Filipe Neves dos Santos, investigador do Centro de Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC.