- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

300 escolas juntam-se à APCOI para incentivar portugueses a comer fruta

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil lançou uma campanha de âmbito nacional para incentivar os portugueses a aumentar o seu consumo diário de fruta, seguindo o exemplo das 354 mil crianças que já participaram no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. No âmbito do projeto, as crianças aumentaram o seu consumo de fruta através da ingestão de pelo menos uma dose extra de fruta, no lanche da manhã ou da tarde.

A associação reúne no site www.heroisdafruta.com [1] uma coletânea com mais de 400 fotografias criadas por escolas de todos os distritos e regiões autónomas, com o objetivo de alertar para o baixo consumo de fruta da população portuguesa. Segundo dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), metade dos portugueses não seguem as recomendações da Organização Mundial de Saúde [2] (OMS) de ingestão de, pelo menos, 5 porções diárias de fruta e produtos hortícolas. O reduzido consumo destes alimentos é, segundo a OMS, um dos dez principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade.

“Aumentar substancialmente a ingestão diária de fruta e outros alimentos de origem vegetal é a principal ação global a tomar para combater a obesidade e travar o aumento do aquecimento global, por ser esta a categoria alimentar com maiores benefícios nutricionais na prevenção de doenças e cuja produção tende a ser mais ecológica”, refere Mário Silva, presidente da APCOI.

Desde 2015, a APCOI já distribuiu gratuitamente mais de 50 mil peças de fruta nas escolas portuguesas.