Quantcast
Pecuária

A Internet das vacas: como criar explorações mais rastreáveis, eficientes e sustentáveis

Conectar todos os bovinos do planeta na cloud, melhorando a quantidade e qualidade dos dados disponíveis sobre os rebanhos e, consequentemente, a produtividade e a eficiência da indústria é o objetivo da BovControl, considerada uma das plataformas de analítica de dados de pecuária com maior crescimento do mundo.

A ideia é de Danilo Leão, fundador e o CEO da startup de tecnologia que já foi considerada pela Fast Company como um das empresas de agronegócios mais influentes do mundo e que no dia 16 de outubro esteve na Silicon Valley Web Conference para contar de que forma é que a tecnologia pode mudar a gestão das explorações pecuárias.

A BovControl usa tecnologias digitais como a Internet of Things, machine learning e inteligência artificial para facilitar o trabalho e a gestão dos dados numa exploração pecuária e funciona quase como uma “rede social para vacas”: quanto mais informações o produtor disponibilizar na plataforma sobre os animais e as condições da produção, mais eficiente se torna a sua gestão.

“Comecei a cuidar da exploração da minha família, no interior do Brasil, aos 15 anos, tomando notas com papel e caneta. Como fui viver para a cidade de São Paulo, que é longe da exploração, queria uma solução que me ajudasse a gerir melhor a exploração à distância. Não satisfeito com as soluções disponíveis no mercado e por viver num país onde há mais vacas do que pessoas, em 2013 criei o BovControl, para resolver os meus próprios problemas ao nível da digitalização da gestão pecuária”, contou Danilo Leão.

“A BovControl torna a gestão da exploração mais fácil, mais digital e mais colaborativa, acelerando a produção de carne ou de leite. O nosso objetivo é que a aplicação ajude a erradicar a fome do mundo. O que é certo é que já é mais do que um sonho porque estamos a ter um crescimento exponencial de 6% por semana. Para usar a aplicação, os produtores primeiro inserem os dados básicos de uma vaca na aplicação, incluindo data de nascimento, medicação, vacinação e peso. Se o produtor estiver offline, as informações serão salvas até que ele entre novamente no serviço os dados possam ser carregados para a cloud”, acrescentou o empreendedor.

Os produtores podem usar qualquer tecnologia que já possuam para registar os dados sobre os animais, desde um tradicional brinco a um colar inteligente equipado com Bluetooth que seja capaz de recolher dados como temperatura e localização do animal. Depois, a app assume o controlo, processando os dados e usando inteligência artificial para fazer previsões sobre os animais. Se o produtor vir que a vaca está prenhe, a app consegue prever a data de nascimento do animal e disparar notificações push para alertar o produtor.Por outro lado, se o animal não estiver a produzir como deveria, o produtor também será informado.

“Quanto mais sofisticadas as ferramentas do produtor, mais poderoso é o BovControl. Se um produtor tem uma balança conectada por Bluetooth, por exemplo, o dispositivo pode sincronizar com a app, tornando mais fácil ver quando é que uma vaca é grande o suficiente para estar pronta para o abate”, explicou ainda o responsável pela tecnologia.

Danilo Leão acredita que este tipo de tecnologias vão mudar o setor e que muito em breve até os pequenos produtores conseguirão implementar estas novas ferramentas de gestão para crescer de forma mais acelerada.

“A tecnologia está a ficar mais acessível. A conectividade nas áreas rurais também está a melhorar a um ritmo acelerado. Os consumidores estão preocupados com a origem dos alimentos e os governos estão preocupados com seu cumprimento. As pessoas estão preocupadas com as questões ambientais e as mudanças climáticas e a agricultura desempenha um papel importante”, concluiu.

A Silicon Valley Web Conference continuará a debater ao longo de todo o mês de outubro a inovação tecnológica em sectores de atividade como o Turismo, Saúde, Construção e Imobiliário, Cultura, Educação, Justiça, Finanças, Transportes e Mobilidade e a VIDA RURAL marcará presença para lhe dar conta de como o setor tecnológico está a ajudar a desenhar o futuro da agricultura.