- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Abelhas adoram inseticida que as está a matar

As abelhas parecem adorar um inseticida que está a matá-las: os neonicotinoides, uma classe de inseticidas derivados da nicotina. De acordo com vários estudos recentemente publicados, apesar de tóxicos para insetos, os neonicotinoides têm um efeito viciante nestes animais.

Segundo a revista Modern Farmer, esta classe de inseticidas é muito utilizada na América do Norte há muitos anos, mas só muito recentemente é que se começaram a olhar para os perigos que representam para a população de abelhas, com a União Europeia a proibir a utilização de alguns neonicotinoides depois de alguns estudos que os relacionarem com a morte de abelhas.

banner APP [1]

Um estudo mais recente, publicado na revista científica ‘Federation of American Societies for Experimental Biology Journal’, demonstrou que “estes pesticidas matam as células cerebrais das abelhas, fazendo com que se tornem incapazes de aprender, recolher alimento e reproduzir”. Uma outra investigação publicada na revista Nature refere inclusive que apesar do perigo que representa, as abelhas preferem as plantas que possuem este tipo de pesticidas.