- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Açores já aprovou 150 candidaturas para instalação de jovens agricultores

O Presidente do Governo dos Açores revelou esta semana ao Açoriano Oriental que a resposta dos jovens agricultores da região ao objetivo estratégico de rejuvenescimento do setor agrícola [1] está a ser “expressiva”, referindo que já foram aprovadas cerca de 150 candidaturas para a primeira instalação de explorações, num montante de investimento que ronda 5,3 milhões de euros.

De acordo com Vasco Cordeiro, “precisamos prosseguir e reforçar este rumo, por razões que são simples de entender, como as de garantia de futuro, mas também para ter condições reforçadas que apelem à inovação, a novas abordagens, a melhores qualificações, as quais em muito contribuem para a melhoria da competitividade e, consequentemente, do rendimento dos produtores”.

No âmbito do ProRural+, a “resposta dos jovens a este desafio de rejuvenescimento da agricultura tem sido bastante expressiva”, disse ainda o Presidente do Governo açoriano. “Não é suficiente um Governo – qualquer que ele seja – criar incentivos ao investimento privado se não tiver, do outro lado, empresários que sejam capazes, com o seu empreendedorismo e trabalho, de agarrar estas oportunidades e concretizá-las”, acrescentou.

No âmbito do ProRural+, os Açores já aprovaram investimentos de cerca de 70 milhões de euros, 15% dos quais dizem respeito a projetos de hortifruticultura [2].