Quantcast
 

Agricultura e Pecuária continuam a ser grandes emissoras de gases com efeito de estufa

Agricultura e Pecuária continuam a ser grandes emissoras de gases com efeito de estufa

A emissão global de gases com efeito de estufa do setor da agricultura totalizou cerca de 5 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2010, um aumento de 13% em relação às emissões de 1990.

As emissões de dióxido de carbono do setor dos transportes totalizaram os 6,76 mil milhões de toneladas e as emissões provenientes da produção de eletricidade atingiram os 12,48 mil milhões de toneladas, de acordo com o Worldwatch Institute.

O crescimento da produção agrícola entre 1990 e 2010 ultrapassou o crescimento em emissões, o que demonstra um aumento da eficiência energética neste setor.

 

Os três gases mais emitidos pelo setor agrícola foram o óxido nitroso, o dióxido de carbono e o metano. O metano é geralmente produzido quando as matérias orgânicas se decompõem sem oxigénio e representa 50% do total das emissões do setor da agricultura.

banner APP

África e Ásia viram as suas emissões crescer 51,4% e 28,1%, respetivamente, enquanto as emissões na Europa e na Oceânia caíram cerca de 48% e 16,1%. Esta redução das emissões da Europa deve-se ao declínio na produção de carne, registado entre 1990 e 2010, mas também à alimentação do gado, que agora é cada vez mais à base de cereais em vez de pasto.

 

“Adicionar oleaginosas, exemplo, à alimentação dos animais, pode ajudar na digestão e na redução das emissões de metano. Esta mudança entre uma alimentação à base de pasto para uma alimentação à base de cereais e oleaginosas geralmente também é acompanhada de uma troca entre as pastagens por confinamentos para alimentação, o que pode trazer várias consequências negativas com a poluição da água e um aumento no consumo de combustíveis fósseis”, refere Laura Reynolds, investigadora da Worldwatch Food and Agriculture.

Os dados desta organização referem também que uma grande parte das emissões globais de gases com efeito de estufa se deve sobretudo à produção pecuária. Reduzir a produção pecuária é uma forma de reduzir estas emissões dos agricultores e industriais, mas existem outras oportunidades que podem oferecer benefícios ambientais e económicos. A rearborização pode ser uma dessas formas. Para além de reduzir o dióxido de carbono, este método ajuda a restaurar os solos, a reduzir a contaminação da água e providencia habitats naturais.