Maior competitividade no setor da agricultura e mais produção agrícola serão as prioridades da política monetária de Angola.
De acordo com o Jornal de Angola, a notícia foi avançada pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe da Silva, que indicou ainda que estão a ser criados instrumentos de garantia para que as divisas fiquem ao dispor do investimento na agricultura.
Para o governador do Banco de Angola, deve ser dada prioridade à produção de milho e soja, uma vez que é preciso reduzir a importação de farinha e rações animais. Para além disso, “na sua ótica, deve estabelecer-se um diálogo com a Associação Angolana de Bancos (ABANC), sector bancário, fiscal, produtivo e a área comercial para encontrar o novo ciclo angolano, cujo motor seja o sistema bancário e não o Estado”, refere o Jornal de Angola.
A agricultura é uma das principais preocupações do governo angolano, que nos últimos meses tem vindo a implementar várias medidas para impulsionar a produção agrícola do país e reduzir a sua dependência alimentar.