- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Agroglobal volta em setembro

A Agroglobal – Feira das Grandes Culturas vai reunir novamente os principais players do setor agrícola em Valada do Ribatejo entre os dias 7 e 9 de setembro. Numa nota enviada às redações, a organização explica que nesta quinta edição estarão presentes cerca de 250 empresas expositoras e demonstrações em contexto real da mais avançada tecnologia ao serviço do setor agrícola.

Para além dos expositores, a iniciativa contará também com um ciclo de colóquios ao longo dos três dias da feira. “Esta feira bienal tem vindo a afirmar-se, desde 2009, como certame profissionalizado, de dimensão tecnológica e científica à escala real, onde se exibe e partilha o que de mais moderno se pratica e utiliza na agricultura portuguesa”, referem os responsáveis pelo evento.

“O slogan da AgroGlobal ‘nós semeamos’ reflete o modelo de produção em que acreditamos, e que serve de base a um setor competitivo, com capacidade de resistir mesmo em situações adversas”, refere Joaquim Pedro Torres, organizador da Agroglobal e produtor de milho. De acordo com Joaquim Pedro Torres, o crescimento no número de expositores nas últimas edições é “um sinal muito importante de coesão da fileira e aspeto decisivo para viabilizar e potenciar alguns sistemas produtivos.”

banner APP [1]

Por essa razão, este ano, o espaço para stands surgirá alargado e reconfigurado. Outras das novidades serão a instalação de uma área de amendoal, acompanhando a tendência de plantação de pomares de frutos secos no Alentejo; o aumento significativo da área de tomate para indústria, para dar dimensão à cultura estrela do Ribatejo; um maior protagonismo dado à cultura do girassol, em linha com o aumento real da área semeada no Alentejo, e a reintrodução da cultura da beterraba. Tal como nas edições anteriores, o milho, a batata, o olival, as forragens e a floresta continuarão a marcar presença nos campos da Agroglobal, reafirmando o potencial destas culturas.

E no ano em que celebra o ‘Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar’, a Agroglobal vai acolher no seu recinto uma ação ‘Restolho’, um programa criado em 2012 e que resulta de uma parceria entre o grupo Agrotejo/Agromais, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e a Entrajuda para fazer “a ponte entre os produtos hortícolas que ficam nos campos (…) e as instituições que recorrem aos bancos alimentares, através de colheitas efetuadas por voluntários”.