- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Alerta: programa CoopJovem já abriu candidaturas

Foi publicado na passada semana em Diário da República o regulamento que abre as candidaturas ao programa CoopJovem e que define as regras de acesso ao financiamento. Assim, os jovens com idades entre os 18 e os 29 anos com o objetivo de desenvolver um projeto cooperativo poderão apresentar as suas candidaturas até ao dia 28 de fevereiro.

De acordo com o regulamento, as candidaturas estão abertas para projetos com um mínimo de três cooperantes e com um máximo de nove e para jovens com, pelo menos, o 9º ano de escolaridade.

banner APP [1]

A estes, é oferecida uma bolsa com no máximo seis meses de duração e no valor de 1,65 IAS (695,178 euros) para licenciados, de 1,30 IAS (547,716 euros) para jovens com ensino secundário e de um IAS (421,32 euros) para jovens com o 9º ano de escolaridade.

Os projetos cooperativos poderão ainda beneficiar de um apoio financeiro, não reembolsável, para criação e instalação da cooperativa, num limite máximo de 15 mil euros. O programa tem um orçamento global de 15 milhões de euros e prevê apoiar, até 2018, um total de 2700 jovens que não estudem nem trabalhem.