Jacques Diouf, director-geral do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, anunciou que a produção agro-pecuária de Angola é uma das que mais cresce em África. Numa recente vista a Luanda, o responsável aproveitou para elucidar que Angola cresce a partir de uma base pequena, em resultado da prolongada guerra que o país viveu entre 1975 e 2002. Destacou a actividade que o país levou a cabo na renovação das infra-estruturas, no desenvolvimento das capacidades, estradas, sistemas de irrigação e de armazenamento de produtos agro-pecuários.
Para Jacques Diouf a alta dos preços dos alimentos é um ?problema geral?, na medida em que o impacto verificado em 2007/2008 não permitiu o acesso aos alimentos pela população mais pobre.
Esta situação foi agravada pela crise económica e financeira, levando a um aumento do número de pessoas com fome, havendo agora ?mais de mil milhões de famintos no mundo?.
Segundo o director geral do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, os preços dos alimentos estão altos no mercado mundial, tendo baixado desde Junho de 2008, mas nos países em desenvolvimento (incluindo os de África), continuam ?muito altos? devido à falta de ?elasticidade da oferta? dos produtos agro-pecuários nos países em desenvolvimento.
