Os marcadores moleculares de ADN estão, nas espécies agrícolas, dirigidos para a seleção de características vantajosas ou para a deteção e identificação da presença destas espécies em produtos processados. Vamos explorar exemplos da sua aplicação e utilidade em oliveira e produtos derivados.
O que são marcadores moleculares?
Os marcadores moleculares de ADN (ácido desoxirribonucleico) são geralmente sequências de ADN específicas, transmissíveis à descendência, que contribuem para a diferenciação de um indivíduo ou de uma população. Por se encontrarem no ADN, estão localizados principalmente no núcleo das células que contém a molécula de ácido desoxirribonucleico que gere toda a informação dos processos celulares que decorrem num organismo vivo através da expressão dos genes.
O primeiro relato do isolamento da molécula do ADN remonta ao ano de 1868, pelo médico suíço Friedrich Miesche que veio a reconhecer em 1869 que estava perante uma nova molécula.
Apesar da importância desta nova molécula, não lhe estava ainda atribuída a sua função primordial de transmissão de informação genética e controlo dos metabolismos da célula.
Leia o artigo completo.