- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Apoios a agricultores atingidos pelos incêndios garantidos pelo Governo

O Governo já assegurou que vai apoiar os agricultores das várias zonas do país atingidas pelos incêndios deste fim de semana. De acordo com ministro da Agricultura, em declarações à Lusa, “iremos aplicar às áreas que estão agora a ser atingidas por incêndios as mesmas medidas que aplicámos àquelas que o foram até agora. Isto é, existirão apoios para os agricultores para aquilo que convencionamos chamar a reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas.”

De acordo com Capoulas Santos, “haverá um conjunto de apoios que subsidiará até 100% do valor dos prejuízos até aos primeiros 5000 euros e a partir daí haverá um apoio de 50% das despesas elegíveis” com o objetivo de restituir “todas as perdas em animais que morram, equipamentos, tratores, alfaias, motores, instalações”.

banner APP [1]

Estas medidas deverão entrar em vigor assim que estejam delimitados os perímetros das áreas atingidas, à semelhança do que aconteceu com os incêndios de julho e agosto [2].

O dia 15 de outubro é já considerado o pior dia de incêndios do ano, com pelo menos 36 vítimas mortais já contabilizadas e várias dezenas de feridos. Em junho, os incêndios provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.