A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica esclareceu que a operação, que já levou à apreensão de 240 mil litros de leite, se enquadra nas suas competências. Num esclarecimento enviado à imprensa, acrescenta que “podem agora resultar da operação processos de contraordenação” e só depois poderá atuar no sentido de instruir e decidir sobre esses eventuais processos.
O Pingo Doce considera a ação injusta e diz estar a “ser vítima de uma medida de apreensão ilícita, na medida em que não existem indícios de qualquer infração”. Em comunicado, a direção executiva do Pingo Doce afirma que a ASAE apreendeu 568 embalagens de leite no âmbito de uma fiscalização sobre o preço do produto. Mais concretamente, “foram levantados dois autos de apreensão de embalagens de leite meio gordo de marca própria em duas lojas da nossa cadeia”.
A cadeia tem nas suas lojas uma promoção que consiste na oferta de uma embalagem de leite meio gordo de marca própria na compra de outra, iniciativa que “não tem qualquer efeito de prejuízo para os fornecedores”, segundo diz a cadeia de supermercados.