- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Portugal preside associação que vai representar regadio europeu

A Irrigants d’Europe, associação europeia que nasce com o objetivo de defender o regadio [1] na Europa e que é constituída pela Fenareg e pelas suas congéneres de Espanha, Itália e França, foi oficialmente constituída e apresentada em Portugal, que irá presidir a associação.

Numa nota enviada às redações, a associação refere que irá representar 75% da área de regadio na Europa, 7,7 milhões de hectares num total de 10,2 milhões de hectares. “O regadio e a gestão da água são decisivos para a agricultura sustentável em Portugal, mas também para a Europa, respondendo aos desafios da segurança alimentar e das alterações climáticas. É por isso importante desenvolver uma estratégia Europeia, a médio e longo prazo, que permita acompanhar estas evoluções”, defende a Irrigants d’Europe.

banner APP [2]
 

A associação irá, assim, lutar por uma maior aposta no regadio, mas também por uma maior “atenção a uma política específica da água para a área mediterrânica, com ênfase na inevitável necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento de água e a uma política agrícola orientada para o regadio, enquanto geradora de condições de fundo para um desenvolvimento sustentável do território rural.”

“Será esta a forma de promover a atividade do regadio, mas também de evitar a desertificação do mundo rural e a extinção da sua cultura, mitigar as alterações climáticas, garantir o equilíbrio entre regiões, fixar populações e promover uma sociedade mais justa e plural”, acrescenta a Irrigants d’Europe.