Quantcast
Agricultura

Banco de Portugal revela que mercado interno puxa pelo setor agrícola

agricultura terra Vida Rural

O volume de negócios do setor agrícola cresceu três pontos percentuais em 2015 graças ao mercado interno. A conclusão é de um estudo recentemente publicado pelo Banco de Portugal e que revela que o mercado interno é que tem determinado a evolução do volume de negócios do setor.

De acordo com os dados avançados pelo estudo, no ano passado, o setor exportador compreendia 6% das empresas, 29% dos trabalhadores e 35% do volume de negócios das empresas com atividade agrícola. Por outro lado, o mercado agrícola compreendia 9% das empresas em Portugal.

 banner APP

Para além disso, ficamos também a saber que em 2015, o número de empresas em atividade no sector agrícola cresceu 3,7% face ao ano anterior, 2,5 pontos percentuais acima do total das empresas; que por cada empresa do sector que cessou atividade, foram criadas 1,7 outras; que o setor é constituído maioritariamente por microempresas (85%); e que o distrito em que o setor é mais relevante é Portalegre, agregando 49% do volume de negócios das empresas aí sediadas.