Quantcast
Bacias Hidrográficas

Barragens portuguesas à espera que chova

Mais de metade das albufeiras do país estavam a 80% do seu volume no final de junho

A falta de precipitação está a colocar o território nacional novamente numa situação grave. É que de acordo com o mais recente relatório do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), referente ao passado mês de dezembro, as barragens portuguesas estão outra vez com níveis abaixo da média.

De acordo com o boletim, das 60 albufeiras monitorizadas, apenas oito apresentam “disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 18 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.” Para além disso, ficamos a saber que os armazenamentos do mês de dezembro apresentaram-se “inferiores às médias de armazenamento de dezembro (1990/91 a 2015/16), exceto para as bacias do Mondego e Tejo”.

banner APP

No caso do Sado, o mais grave, o nível de armazenamento está agora nos 27%. Isto significa que se não chover em breve, o país voltará a uma situação de urgência, já que terão que ser tomadas medidas de controlo das disponibilidades hídricas para que não se chegue aos meses de verão com pouca água para o abastecimento público.