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Agricultura

Batata portuguesa promovida nos mercados internacionais

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A Porbatata – Associação da Batata de Portugal – apresentou um projeto de promoção e valorização da batata portuguesa nos mercados externos. Até 2022, a cultura deverá ser promovida em vários mercados considerados estratégicos: França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola.

Em comunicado, a Associação refere que, entre as iniciativas previstas, está “a criação de uma marca própria coletiva para a batata de Portugal que destaque a qualidade e diferenciação deste produto, aproximando-o da origem”. A par disso, “a presença em eventos internacionais e a realização de ações de prospeção de mercado estão também nos planos”.

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A Porbatata pretende ainda “organizar um concurso internacional da batata portuguesa em França” e desenvolver “um estudo estratégico para a internacionalização do setor em novos mercados”, nomeadamente nos Emirados Árabes Unidos, na Eslovénia e em Angola.

Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e prevê um investimento global de 352 988 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.