- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Brasileiros criam robot que analisa solos agrícolas

A Embrapa Instrumentação e o Laboratório de Robótica Móvel da USP de São Carlos, no Brasil, criaram um robot que analisa os solos agrícolas e que faz o mapeamento dos terrenos. A tecnologia chama-se ‘Espectroscopia de Emissão Ótica em Plasma Induzido por Laser’ (LIBS) e já tinha sido utilizada no robot Rover Curiosity, que encontrou evidências de existência de água em Marte.

De acordo com a publicação Globo Rural, o robot brasileiro “analisa solos”, estimando a quantidade de matéria orgânica no solo, fertilidade e pH. Para além disso, permite fazer um “mapeamento preciso da produção, considerando que a aplicação de fatores de produção é determinada pela média de amostras, com análise de solo espaçada. Isso gera uma grande economia de fatores de produção a serem aplicados”, explica a investigadora Débora Milori, coordenadora do projeto.

banner APP [1]

O robot, batizado de Mirã, é portátil e permite ainda analisar amostras sólidas, líquidas e gasosas, detetando todos os elementos em simultâneo e permitindo enviar todos os dados diretamente para os produtores.