Quantcast
OGM

Britânicos querem libertar moscas geneticamente modificadas em Espanha

Britânicos querem libertar moscas geneticamente modificadas em Espanha

Uma empresa britânica quer libertar 5 mil moscas geneticamente modificadas em Tarragona, em Espanha. O objetivo é acabar com a praga de mosca da azeitona.

A Oxitec quer libertar as moscas geneticamente modificadas numa área de mil metros quadrados coberta por uma rede e permitir que as larvas fêmeas morram no interior das azeitonas, fazendo com que apenas os machos sobrevivam. As moscas transgénicas macho devem depois cruzar-se com as moscas fêmea nativas, introduzindo assim os seus transgenes artificiais nas populações nativas.

A ideia já foi alvo de várias críticas, nomeadamente de associações que acreditam que existe a possibilidade de fuga das moscas do espaço delimitado, o que faria com que a espécie transgénica se reproduzisse sem controlo.

banner APP

”Libertar insetos geneticamente modificados no ambiente é uma experiência perigosa que, na prática, irá transformar toda a Europa num laboratório ao ar livre. Os insetos não respeitam as fronteiras e nenhuma esterilidade é 100% eficaz”, defende Janet Cotter, da Unidade Científica da Greenpeace Internacional, citada pelo jornal i.

A experiência ainda não foi confirmada, mas caso receba autorização por parte das autoridades competentes será a primeira experiência em que animais transgénicos são libertados no espaço da UE.