Hortofrutícolas

Campanhas da cereja e do pêssego acima da média

Campanhas da cereja e do pêssego acima da média

As campanhas da cereja e do pêssego aumentaram e registaram campanhas acima da média dos últimos anos. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a produtividade da cereja deverá registar um aumento de 10% este ano, uma das melhores marcas “das últimas duas décadas”.

“Nos pomares de pessegueiros a carga de frutos em desenvolvimento é também superior à da campanha anterior, havendo indicação de que a colheita deverá ser antecipada em, pelo menos, uma semana em relação ao habitual”, dizem ainda as previsões agrícolas do INE.

De acordo com os dados a produtividade deste fruto deverá atingir as “12,5 toneladas por hectare, ao nível da maior (2015) dos últimos 33 anos.”

Por outro lado, o INE indica ainda que a falta de chuva em março e as temperaturas acima da média afetaram a produtividade dos cereais de inverno (trigo, cevada e aveia) e que a área de cultivo de batata aumentou, refletindo-se no aumento do valor pago ao produtor, que em abril de 2019 foi 133% superior ao valor registado um ano antes.