Quantcast
Agricultura

CAP desloca-se a Bruxelas para discutir agricultura nacional

Mais de metade da política alimentar da Comissão Europeia ainda está por cumprir iStock

Uma delegação da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), composta por membros da Direção e equipa técnica, com cerca de 20 elementos, viaja até Bruxelas para discutir tópicos relacionados com a agricultura em Portugal, de acordo com o comunicado enviado pela Confederação.

A delegação, liderada pelo Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, tem como objetivo “expor as dificuldades por que tem passado a agricultura em Portugal, designadamente, as que resultam de erros e insuficiências de conceção e implementação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC)”, refere o comunicado.

 

O documento explica também que está em agenda “sublinhar a importância e urgência de simplificar a própria PAC e de harmonizar o cumprimento das regras ambientais entre produtos alimentares europeus e provenientes de países terceiros”.

banner APP

As Jornadas de Trabalho têm previstas audiências com o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, vários encontros formais com Eurodeputados e reuniões de trabalho com o Comité Económico e Social Europeu e o COPA (Comité das Organizações Profissionais Agrícolas).

 

A comitiva da CAP, que visita Bruxelas de 14 a 16 de fevereiro, tem ainda uma reunião marcada com a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia para, entre outros temas, dar nota das preocupações, diligências e contactos efetuados.

A CAP pretende ainda expor algumas preocupações dos agricultores portugueses junto dos órgãos decisores da União Europeia, nomeadamente “a deplorável taxa de execução das verbas do PRR, o péssimo PEPAC, a chocante falta de medidas de apoio à produção, o desmantelamento do Ministério da Agricultura e a ausência de uma visão minimamente estruturada para a Agricultura, Floresta e Mundo Rural em Portugal”.