Quantcast
 

Carne bovina brasileira embargada na UE

A União Europeia suspendeu a importação de carne bovina brasileira, devido à falta de garantias sanitárias e de qualidade dadas pelo Brasil.

A União Europeia suspendeu a importação de carne bovina brasileira, devido à falta de garantias sanitárias e de qualidade dadas pelo Brasil. Em vigor desde 31 de Janeiro, a decisão da UE não afecta as carnes que já se encontram a caminho da Europa e que podem dar entrada até 15 de Março.

As instâncias veterinárias europeias encontraram, em Novembro do ano passado, deficiências graves nos sistemas de verificação e condições sanitárias, nomeadamente em três estados brasileiros atingidos por um surto de febre aftosa. Em Dezembro avisaram o Brasil que esse embargo iria acontecer se a carne bovina não fosse exclusivamente proveniente de pastos seleccionados que respeitassem as regras sanitárias em vigor na UE. As autoridades brasileiras propuseram um conjunto de 2.681 propriedades que não foram aceites por Bruxelas.

O Governo brasileiro veio já informar que os serviços sanitários da Comissão Europeia irão seleccionar brevemente 300 propriedades rurais para inspecção.

As associações portuguesas Carnealentejana e Leicar manifestaram já o seu apoio a esta decisão da UE, por considerarem que o Brasil não respeita as normas comunitárias. Ambas afirmam que a importação de carne bovina brasileira é “concorrência desleal”, devido aos seus preços mais baixos e à sua menor qualidade.

A União Europeia importa 327 mil toneladas de carne de bovino do Brasil, no valor de 963 milhões de euros, segundo dados de 2006 do Eurostat. Também nesse ano, Portugal importou 25 mil toneladas de bovino fresco desossado do Brasil, 40% do total da carne bovina comercializada no nosso País.

adwste.mobi

banner APP