Quantcast
 

Casca de banana pode ser usada para despoluir água

Casca de banana pode ser usada para despoluir água

A casca de banana pode ter uma utilidade ecológica, conforme revela um estudo do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (Cena), da Universidade de Piracicaba, no Brasil.

Os cientistas responsáveis pela investigação chegaram à conclusão de que a casca é eficiente na despoluição de águas contaminadas com resíduos de pesticidas usados na produção de cana-de-açúcar e de milho.

O método utiliza casca de banana triturada e peneirada, seca em forno a 60 ºC. Depois, esta é misturada a uma quantidade de água, agitada e filtrada.

banner APP
 

De acordo com os cientistas, a casca de banana é mais vantajosa que as outras metodologias utilizadas como as remediações térmicas, químicas, físicas e a fitorremediação. “Os processos tradicionais de tratamento de água não são suficientes para remover totalmente os resíduos de agroquímicos para atingir o padrão de potabilidade e evitar riscos à saúde humana. É necessário que se faça a adoção de técnicas mais competentes e de baixo custo”, explicam Claudinéia Silva e Graziela Moura, responsáveis pelo estudo.